Trabalhos do curso de Engenharia Elétrica são premiados no Congresso Nacional de Iniciação Científica

Arquivo Pessoal

conic1

conic2

conic3

Participaram na edição de 2016 do CONIC, aproximadamente 3600 alunos de 192 instituições diferentes de todo o Brasil.

Participaram na edição de 2016 do CONIC, aproximadamente 3600 alunos de 192 instituições diferentes de todo o Brasil.

O curso de Engenharia Elétrica do UniToledo não para de acumular conquistas especiais. Recentemente, o destaque ocorreu no CONIC (Congresso Nacional de Iniciação Científica), considerado o maior e mais importante evento de iniciação científica do Brasil, onde participaram na edição de 2016, aproximadamente 3600 alunos de 192 instituições diferentes de todo o Brasil.

Após a submissão de dois trabalhos de iniciação científica produzidos por alunos do 8° semestre, e orientados em parceria pelos professores Fernando Parra e Simone Silva Frutuoso de Souza (UNESP-Ilha Solteira), ambos os artigos foram selecionados entre os 20 melhores trabalhos apresentados no evento na área de engenharias e arquitetura.

Após a seleção dos 20 melhores trabalhos de cada área e uma nova avaliação, a comissão do evento seleciona os três melhores projetos. Nessa fase, o artigo “Diagnóstico de Faltas de Alta Impedância em Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica Usando um Algoritmo Imunológico Artificial”, dos alunos Leonardo Cesar de Morais e Ronaldo Cordeiro Novais, foi classificado e premiado em terceiro lugar da área.

Segundo o professor Fernando Parra, estes projetos de iniciação científica estiveram em desenvolvimento desde março e fazem parte de uma parceria realizada entre o UniToledo e a UNESP-Ilha Solteira, onde os projetos são orientados por ele e a professora Simone Silva Frutuoso de Souza do Departamento de Matemática da UNESP-Ilha Solteira.

“Esta é uma importante premiação, que mostra a competência e capacidade dos alunos no desenvolvimento dos projetos de iniciação científica. E também é muito importante, comprovando e divulgando a excelência que o curso de Engenharia Elétrica do UniToledo tem em um evento de porte nacional”, se orgulha.

PROJETOS
Três trabalhos foram submetidos para participação no CONIC. Além do trabalho classificado e premiado em 3° lugar na área de Engenharias e Arquitetura do congresso, o “Automatização de uma Lixeira Utilizando Arduíno Visando a Aplicação para Deficientes Físicos”, produzido pelos alunos Márcio Renan de Almeida Lima e Denis Eduardo Maesta, e orientado pelos professores Fernando Parra dos Anjos Lima e Simone Silva Frutuoso de Souza, foi classificado entre os 20 melhores artigos na área de Engenharias e Arquitetura do CONIC.

O aluno Antônio Carlos Vilella Caldeira, do curso de Engenharia Civil, orientado pelo professor Pedro Hortolani também apresentou seu trabalho “Utilização de Resíduos da Cinza do Bagaço da Cana de Açúcar na Substituição total de Agregados Miúdos em Traço de Argamassa de Assentamento e Revestimento” no evento.

O professor Fernando Parra explica que o CONIC é um evento geral, que além da área de engenharia recebe trabalhos em todas as áreas. “É uma oportunidade de divulgar os trabalhos que os alunos realizam em nossa instituição, comprovando assim, a qualidade que temos, e também levar e divulgar o nosso curso de Engenharia Elétrica”.

De acordo com o docente, é essencial que os alunos participem de eventos como esse durante a graduação. “Esse tipo de congresso promove a interação entre os alunos, o desenvolvimento acadêmico, a habilidade de expor sua ideia, e aceitar sugestões de outros participantes. É um evento científico e puramente acadêmico onde as pesquisas são apresentadas, e todos podem interagir, ganhando conhecimento”.