De estagiários a sócios: alunos de Arquitetura e Urbanismo do UniToledo são contratados em escritório

Barbara Nascimento – 29/04/2015

Vontade de aprender, talento e vocação garantiram aos alunos Jonathan Souza e Ana Paula Pacheco mais do que um emprego, a sociedade no escritório do arquiteto Kleber Bertaglia

Vontade de aprender, talento e vocação garantiram aos alunos Jonathan Souza e Ana Paula Pacheco mais do que um emprego, a sociedade no escritório do arquiteto Kleber Bertaglia

Você já pensou em se tornar de um sócio da empresa em que estagia? O que parece um sonho impossível para muita gente, aconteceu recentemente no 7º semestre A de Arquitetura e Urbanismo do UniToledo. Os acadêmicos Jonathan Souza e Ana Paula Pacheco eram estagiários de um escritório em Birigui e foram convidados a se tornarem sócios do lugar, dois anos antes de se formarem.

Essa história teve início quando o arquiteto Kleber Bertaglia, dono do escritório, postou em seu facebook o anúncio de vagas para estagiários. Animados para iniciar o exercício profissional na carreira de arquitetura, não demorou muito para que os acadêmicos, que ainda cursavam o segundo ano da faculdade, enviassem seus currículos.

Para o arquiteto, que já acumula 35 anos de profissão, o que mais chamou atenção nos novos estagiários foi a vontade de aprender e adquirir experiência. “Quando eu me formei, fui estagiar também e acho que o mercado tem que abrir maiores oportunidades para os estudantes e recém-formados”, opinou.

E a parceria entre os três deu tão certo que cada projeto que chagava ao escritório passava pela mão do trio. Em equipe, o trabalho completava-se ao aplicarem seus conhecimentos individuais em cada etapa. Buscando aprendizados extras, Ana Paula havia realizado um curso de paisagismo e Jonathan adquiriu experiência em projetos luminotécnicos.

Em alguns meses, as seis horas diárias propostas pelo estágio não era mais suficientes para a demanda de trabalho que o escritório passou a receber e, mesmo assim, os acadêmicos tinham a possibilidade de se dedicar à faculdade. Na edição 2014 da Semana Plural, os alunos foram premiados no Desafio Charrete por terem idealizado o melhor projeto. Para isso, receberam dispensa do trabalho por dois dias para se dedicarem ao concurso.

RECONHECIMENTO
Durante o estágio, Kleber conta que identificou diferenciais importantes nos jovens profissionais que se moldaram ao seu trabalho e se encaixaram no perfil da empresa. “Se eles não tivessem a vocação necessária, o aprendizado e a assimilação não seriam tão rápidos. Com seis meses, eles estavam engrenados”, contou. “Os jovens querem crescer e vencer e, apesar de não estarem formados ainda, ambos têm total condição de tocar o escritório praticamente sozinhos”, declarou.

A dupla de novos sócios atribui à conquista a dedicação contínua com o estágio, amor à profissão e a confiança do empregador, hoje, sócio. “Desde sempre, ele não mediu esforços para nos proporcionar todo aprendizado que precisávamos”, revelou Ana Paula. “Foi muito generoso em dividir seus conhecimentos conosco e nos possibilitar aprender juntos”, completou Jonathan.

Kleber explica que a ideia de montar a sociedade surgiu naturalmente com o passar do tempo. “Propus a eles a possibilidade de, ao final do estágio, tornarem-se meus sócios, porque acredito que se você soma forças, a chance de ficar no mercado é muito maior”. Hoje a sociedade forma a “Traço”, um dos escritórios mais bem conceituados de arquitetura da região.

DICAS
Como profissional de carreira sólida, Kleber orienta os futuros arquitetos. “É fundamental perseverar e se dedicar à profissão, porque sem isso a carreira não decola, afinal tem que ser bom para conquistar a confiança do cliente. Tudo isso tem que ser impulsionado também pela paixão”.

“É preciso paciência e dedicação ao que está fazendo. Precisamos estar sempre em busca do novo, pois o reconhecimento vem com o tempo”, aconselha Jonathan. “Cada cliente tem um projeto e, por trás de tudo isso, um sonho. Precisamos de amor para poder transformar todos esses sonhos em artes concretas”, conclui Ana Paula.

Edição: Barbara Franchesca Nascimento