Prepare seus sentidos: a Semana Paladares começa nesta segunda!

foto-site

 

Realizada entre os dias 3 e 7 de outubro as turmas do curso de Gastronomia dos períodos diurno e noturno deverão se preparar para uma verdadeira mistura de conhecimentos promovida pela visita de profissionais renomados na área gastronômica.

“Compartilhar a satisfação de temperos, mistura de sabores, encantar-se com a gastronomia e curtir diversificados paladares”. Este é o tema da Semana Acadêmica mais saborosa do UniToledo. Realizada entre os dias 3 e 7 de outubro as turmas do curso de Gastronomia dos períodos diurno e noturno deverão se preparar para uma verdadeira mistura de conhecimentos promovida pela visita de profissionais renomados na área gastronômica, que só pode resultar em sabores inesquecíveis de aprendizado prático da profissão.

A programação contará com atividades de segunda a sexta-feira, de manhã e a noite. Para abrir a semana, na segunda-feira (3), a Chef Mara Salles realizará uma palestra sobre as “Primeiras Lições de Gastronomia na Noroeste Paulista”. A profissional nasceu no interior de São Paulo em uma fazenda de café perto de Penápolis, mudando-se para São Paulo na juventude.

É pesquisadora da gastronomia brasileira há mais de 20 anos e viaja pelo país em busca de vivências, insumos e receitas, para a composição de pratos em seu restaurante. Por tudo isso, Mara se tornou uma referência em cozinha brasileira no Brasil e no exterior. Tem participado dos principais eventos gastronômicos brasileiros e internacionais, além de ter lançado diversos livros na área.

PRÁTICA
Na terça-feira (4) os acadêmicos terão a oportunidade de aprender colocando as “mãos na massa” com o professor chef Klaus Vidrik no Master Class sobre “Tecnologias para as novas cozinhas inteligentes”. O profissional é especializado na área de gastronomia e educação superior, mestre em hospitalidade, com foco em gestão de negócios da alimentação. Dá aula em cursos de gastronomia, hotelaria, além de ser cozinheiro chefe internacional e de pós-graduação. Vidrik também é atua também como chef coorporativo da empresa alemã Rational.

WORSHOP
No terceiro dia da programação, na quarta-feira (5), a chef Fernanda Neves e a nutricionista Karla Neves ministrarão um workshop sobre “Gastronomia funcional”. Ambas atuam na Academia Culinária Danciare em Presidente Prudente (SP). Empreendimento que nasceu a partir de uma confraria de chefs amigos e que hoje oferece um diversificado portfólio de cursos.

Já na quinta-feira (6), é a vez do professor do UniToledo e chef, Paulo Fernandes, compartilhar seus conhecimentos com os alunos sobre “O uso da cachaça na Gastronomia Brasileira” no Workshop. Paulinho como é carinhosamente conhecido possui vasta experiência na área de Gastronomia. Tem seu aperfeiçoamento em Cozinheiro Profissional pelo Culinary Institute of América (CIA).

ENCERRAMENTO
Finalizando a programação, na sexta-feira (7) a chef Ana Carolina Bonsi irá realizar uma palestra sobre “Intercâmbios em Gastronomia”.