Preparação para o futuro: Cejusc UniToledo oferece estágio para alunos do Direito UniToledo e presta serviços à população

Fernanda Muniz

cejusc1

 

O órgão foi criado por meio de um convênio entre a instituição, o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) e o Cejusc principal.

O órgão foi criado por meio de um convênio entre a instituição, o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) e o Cejusc principal.

Oferecer uma oportunidade a mais de aprendizado ao mesmo tempo em que presta serviços à comunidade. Ainda na faculdade, os acadêmicos do curso de Direito têm a possibilidade de estagiar no Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos) UniToledo, órgão criado por meio de um convênio entre a instituição, o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) e o Cejusc principal.

A unidade oferece a conciliação e a mediação aos cidadãos como forma de resolução de seus conflitos e orientação sobre serviços de cidadania, tais como onde buscar orientação jurídica, psicológica e de assistência social diante das situações vivenciadas pelo indivíduo, entre outros serviços.

O estágio é realizado por meio da participação voluntária dos alunos do primeiro ao último semestre no período da manhã, das 8h às 12h. O estagiário participa do atendimento ao público bem como da elaboração dos termos de conciliação frutíferas ou infrutíferas, observando as sessões de conciliação e mediação. Qualquer cidadão de Araçatuba e região podem ser atendidos, basta levar os documentos pessoais e um comprovante de residência.

FORMAÇÃO
Segundo o coordenador do curso de Direito, Renato Alexandre da Silva Freitas, as atividades desenvolvidas no ambiente são muito importantes para o aprendizado dos alunos. “A preparação dos operadores do Direito para atuar de forma consensual e não mais exclusivamente litigiosa, é necessária diante de um cenário em que o perfil do profissional do Direito exigido mudou, devendo estar mais receptivo a transformações, à escuta ativa e à valorização do diálogo”, explica.

“Criar esse ambiente para que o aluno se familiarize e se habitue a esse cotidiano é imprescindível para a preparação desse perfil”, completa o docente. “A comunidade também ganha, vez que consegue resolver o conflito de forma mais harmônica, economizando tempo e dinheiro, já que a solução é mais rápida e não tem custos”.

SERVIÇO
O cidadão que buscar atendimento no Cejusc encontrará uma sala de espera com água e café; balcão de informações, triagem e atendimento, sala para as sessões de conciliação e mediação com mesa redonda e cadeiras, sala para o Juiz Coordenador, e sala para os conciliadores. O local já realiza atendimentos há um ano e quatro meses, gratuitamente.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, com triagens das 8h30 às 11h30. As sessões de conciliação ou de mediação são agendadas para o período da manhã. O endereço fica na rua Antônio Afonso de Toledo, 595, Jardim Sumaré.

Os contatos do Cejusc UniToledo são: (18) 3622.7000 e 3622.7024.