Mais um prêmio: trabalho de alunos do curso de Engenharia Elétrica é classificado em 1º lugar em congresso regional

Arquivo Pessoal

cicfai5

cicfai2

O congresso foi realizado entre os dias 17 e 21 de outubro, e a premiação foi realizada no dia 10 de dezembro de 2016 às 10h, em Adamantina.

O congresso foi realizado entre os dias 17 e 21 de outubro e a premiação foi realizada no dia 10 de dezembro de 2016 às 10h, em Adamantina.

 

 

 

Reflexo de um ensino de qualidade e da dedicação de alunos e docentes, o curso de Engenharia Elétrica conquistou mais um prêmio no último mês. No maior e mais importante evento de iniciação científica do Brasil, o CONIC, dois artigos foram selecionados entre os 20 melhores trabalhos apresentados no evento na área de engenharias e arquitetura, e um classificado e premiado em terceiro lugar, entre todos, do País.

Desta vez, os alunos marcaram presença no X Congresso de Iniciação Científica, o CICFAI, levando conhecimento para os participantes, o nome do UniToledo em mais um evento de pesquisa e trazendo mais um prêmio para casa. O congresso foi realizado entre os dias 17 e 21 de outubro e a premiação foi realizada no dia 10 de dezembro de 2016 às 10h, na UNIFAI em Adamantina.

Após as apresentações dos trabalhos, uma comissão de avaliação selecionou os três melhores de cada área, sendo premiado em 1° lugar na área de engenharias o trabalho intitulado “Utilizando Arduino para Automatizar uma Lixeira para Deficientes Físicos Cadeirantes” dos alunos Márcio Renan de Almeida Lima e Denis Eduardo Maesta, orientado pelos professores Fernando Parra dos Anjos Lima e Simone Silva Frutuoso de Souza (UNESP-Ilha Solteira).

A premiação foi um notebook para os alunos e um tablet para os orientadores, além dos certificados de menção honrosa e premiação. Além disso, outros cinco trabalhos de iniciação científica, orientados pelos professores, foram admitidos, todos de alunos do 8° semestre da Engenharia Elétrica do UniToledo.

“Esta é uma importante premiação, que mostra a competência e capacidade dos alunos no desenvolvimento dos projetos de iniciação científica”, comentou o professor Fernando Parra. “Com nossa participação, comprovamos e divulgamos a excelência que o curso de Engenharia Elétrica”.

TRABALHOS
Todos os projetos estiveram em desenvolvimento desde março e fazem parte de uma parceria realizada entre o UniToledo e a UNESP de Ilha Solteira, orientados pela dupla de professores Fernando Parra e Simone Frutuoso de Souza. Ao todo foram apresentados seis trabalhos.

O artigo “Utilizando Arduino para Automatizar uma Lixeira para Deficientes Físicos Cadeirantes”, produzido pelos alunos Márcio Renan de Almeida Lima e Denis Eduardo Maesta , foi o premiado em 1° lugar na área de Engenharia do CICFAI. Os alunos receberam de premiação um notebook e os orientadores um tablet.

Os alunos Márcio Renan e Denis Eduardo, também apresentaram os projetos: “Desenvolvimento de um robô aranha autônomo utilizando arduino”, “Reconhecimento de Falhas estruturais utilizando uma rede neural artificial ARTMAP-Fuzzy-Wavelet” e “Diagnóstico de Distúrbio de Tensão em Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica Utilizando um Algoritmo Neural-Imuno”.

Já os alunos Leonardo Cesar de Morais e William Mazoni Jamariquele, apresentaram os trabalhos “Usando um Algoritmo Imunológico Artificial para Diagnóstico de Faltas de Alta Impedância em Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica” e “Previsão do Preço no Mercado Ibérico de Eletricidade Utilizando Redes”.