Docência, planejamento, criação e produção: conheça mais sobre as áreas de atuação do publicitário

Assessoria UniToledo

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O publicitário tem responsabilidade social para a prática profissional, uma das importantes funções é esclarecer o público sobre as características de determinado produto e serviço.

O publicitário tem responsabilidade social para a prática profissional, uma das importantes funções é esclarecer o público sobre as características de determinado produto e serviço.

O publicitário é um profissional multimídia que precisa estar antenado sobre tudo o que acontece com as pessoas no mundo e sua relação como consumidoras que vivenciam marcas e experimentam produtos e serviços.

A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda do UniToledo, Melissa Moura, explica que esse profissional pode realizar diversos trabalhos como, desenvolver campanhas de comunicação, publicitária e de marketing para as diversas mídias online e off-line, prospecta e atende clientes, faz pesquisa de mercado, planeja e cria layouts, anúncios de propaganda comercial, promocional, varejo, serviço, corporativa, religiosa, política e eleitoral, propaganda governamental e institucional, cooperativa, sindical e comparativa, propaganda social e ideológica.

“O publicitário tem responsabilidade social para a prática profissional, uma das importantes funções é esclarecer o público sobre as características de determinado produto e serviço”.

Outras responsabilidades são conscientizar as pessoas para a prática de causas sociais, angariar fundos para entidades, prevenir contra doenças e maus hábitos de saúde, mobilizar para a prática da legislação vigente de um país, entre outras ações para o bem comum.

As áreas de atuação e funções que o publicitário pode exercer são inúmeras e distintas, vão desde ter a sua própria agência de publicidade ou comunicação, trabalhar em rádio, jornal, revista, TV ou meios de comunicação, produtora de vídeo ou som, fotografia, cinema, eventos, web design, redação publicitária, vídeo grafismo e animação, e, até a idealização de games para empresas especializadas. Além de também poder seguir carreira na docência como professor universitário ou ainda ser pesquisador da área das Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação.

MERCADO
Melissa afirma que o mercado de trabalho é amplo, com múltiplas áreas e diferentes plataformas de mídia para a criação de propaganda.

“É um dos cursos mais procurados no Brasil, por isso a concorrência é grande desde o ingresso numa graduação até a inserção no mercado de trabalho. É desafiador e estimula a criatividade e o contato entre o real e o imaterial, para despertar a necessidade do consumidor em comprar algo por meio da propaganda, e assim, satisfazer os desejos e realizar sonhos”.

REMUNERAÇÃO
A coordenadora explica que a remuneração é variável, considerando a localização geográfica e a área de atuação. Geralmente o piso salarial em agências de publicidade é de: agência com até 40 funcionários R$ 1.415,00 – capital e grande São Paulo; R$ 1.095,00 – interior e litoral; com mais de 40 funcionários, R$ 1.510,00 – capital e grande São Paulo; R$ 1.100,00 – interior e litoral. Isto tendo como fonte o Sindicato dos Publicitários de São Paulo.

A remuneração média mensal para o “escalão intermediário” é de R$5.000,00 a R$7.000,00. E média mensal para o profissional que está no auge da carreira, pode ser superior a R$15 mil.

Edição: Fernanda Muniz