Contar, preservar e compreender a História, conheça a profissão do historiador

Assessoria UniToledo

his1

 

O historiador é o profissional que elucida o passado, mostra referenciais, relatas experiências já vividas para que o homem contemporâneo se torne mais aberto aos desafios.

O historiador é o profissional que elucida o passado, mostra referenciais, relatas experiências já vividas para que o homem contemporâneo se torne mais aberto aos desafios.

Se você tem um perfil curioso, gosta de pesquisar e aprender tudo sobre fatos históricos, uma das carreiras mais promissoras é a História. O historiador é o profissional que investiga e interpreta o passado, a fim de promover o resgate da memória da humanidade e compreensão da condição humana.

“Não há ser humano que não se interesse por história”, declara a coordenadora do curso de licenciatura em História do UniToledo, Ângela Liberatti. “O historiador é o profissional que elucida o passado, mostra referenciais, relatas experiências já vividas para que o homem contemporâneo se torne mais aberto aos desafios, menos preconceituoso, mais tolerante e solidário, e que aceite as diferenças porque entende que o que vivemos e as mudanças que virão”, explica.

De acordo com a docente, o historiador tem um vasto campo de atuação: desde as escolas de ensino fundamental e médio, até o trabalho como pesquisador em empresas e museus, na pesquisa e organização de acervos, podendo ser em arquivos públicos ou particulares.

No UniToledo, o curso tem a duração de sete semestres. “Temos professores altamente capacitados e titulados, tanto para o ensino como para a pesquisa”, garante a coordenadora. “Os profissionais formados em nossa instituição conseguem dar continuidade em sua formação em mestrados importantes centros de pesquisa”, conclui.