Revista Científica “Contemporânea UniToledo” reúne artigos das áreas de Arquitetura, Comunicação, Design e Educação

Design UniToledo

site

A produção científica do UniToledo não para! A cada dia que passa, novas pesquisas surgem, mais conhecimento é disseminado e acadêmicos participam e se apaixonam pela produção do saber. Tudo isso promove a democratização do conhecimento e a divulgação científica.

A revista “Contemporânea UniToledo: Arquitetura, Comunicação, Design e Educação” é um exemplo de publicação científica apoiada pela instituição. O periódico é voltado para a divulgação da produção científica de pesquisadores e profissionais que atuam nos diversos campos da Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo e Publicidade, Design de Interiores e Design de Moda e Educação.

Segundo a coordenadora dos cursos de Licenciatura do UniToledo, Ângela Liberatti, o objetivo da revista é além de cumprir a função da universidade de fazer e estimular a pesquisa, oferecer uma oportunidade aos alunos para que leiam opiniões diferenciadas e também possam publicar suas pesquisas.

Os trabalhos do periódico foram iniciados em 2016 e a submissão de artigos destinados ao volume 02, nº 01, de 2017, a ser publicada em junho de 2017, está aberta até o dia 30 de abril. São publicadas duas edições por ano. “Existem muitas áreas a serem pesquisadas, os assuntos são inesgotáveis!”, comentou a coordenadora do curso de Design de Moda, Jussara Marangoni.

O primeiro volume do periódico pode ser conferido clicando aqui. Para submeter seu artigo para o volume 02, é só clicar na guia “SOBRE” e acessar o link “SUBMISSÕES ONLINE”. Detalhes do envio estão disponíveis clicando aqui.

CONQUISTA
De acordo com a professora Ângela, o resultado do primeiro volume da revista foi excelente e representa muito para todos os participantes. “Foi uma alegria podermos publicar nossa primeira edição”, disse. “Agrupamos assuntos que são de interesse para qualquer profissional da área de ciências humanas e da comunicação e os trabalhos da área de Educação abordam vários aspectos educacionais, incluindo situações concretas com as quais se deparam os profissionais da Educação”, revelou a docente.

Para a coordenadora dos cursos de Comunicação do UniToledo, Melissa Moura, com a produção da revista, é possível possibilitar que o elo entre a instituição de ensino e a comunidade se fortaleça ainda mais, tornando público tudo o que é estudado na área acadêmica pelos professores e alunos.

Já a coordenadora dos cursos de Arquitetura e Design de Interiores, Ana Paula Sader, salientou que a participação dos alunos nas produções é importante. “É uma forma de divulgação de seus trabalhos de iniciação científica, uma oportunidade de aprofundamento em temas dos quais eles gostem e uma excelente oportunidade de estreitar ainda mais laços com seus professores”.

Melissa ainda ressalta que os alunos de graduação e de pós-graduação, seja da instituição ou de outra, têm a chance de desenvolver habilidades e competências para o futuro de bom pesquisador, além de enriquecerem seus currículos. “Mais importante ainda, é a possibilidade de produzir um trabalho de pesquisa para aqueles que almejam trilhar a carreira acadêmica no futuro”.

Edição: Barbara Franchesca Nascimento