Trabalho em equipe: turma do último ano do curso de Fisioterapia do UniToledo produz criativas maquetes na disciplina de TCC

Aline Ceolin

site 1 SITE 2 site 3 site 4

Muita criatividade, empenho e diversão fizeram parte da aula prática realizada pelos acadêmicos do 9º semestre do curso de Fisioterapia do UniToledo na noite do último dia 5 de abril no Laboratório Multidisciplinar. A atividade consistiu na produção de uma maquete e foi desenvolvida como parte do conteúdo programático da disciplina de "Trabalho de Conclusão de Curso", ministrada pela professora Camila Stringhetta.

Muita criatividade, empenho e diversão fizeram parte da aula prática realizada pelos acadêmicos do 9º semestre do curso de Fisioterapia do UniToledo na noite do último dia 5 de abril no Laboratório Multidisciplinar. A atividade consistiu na produção de uma maquete e foi desenvolvida como parte do conteúdo programático da disciplina de “Trabalho de Conclusão de Curso”, ministrada pela professora Camila Stringhetta.

Muita criatividade, empenho e diversão fizeram parte da aula prática realizada pelos acadêmicos do 9º semestre do curso de Fisioterapia do UniToledo na noite do último dia 5 de abril no Laboratório Multidisciplinar. A atividade consistiu na produção de uma maquete e foi desenvolvida como parte do conteúdo programático da disciplina de “Trabalho de Conclusão de Curso”, ministrada pela professora Camila Stringhetta.

Divididos em três grupos, os alunos receberam proposta para realização de maquete de qualquer cenário presente em uma cidade, tendo determinado tempo para: escolher o tema, estudar como se faz uma maquete, organizar como fariam, quais materiais e métodos seriam utilizados, propor uma hipótese e objetivos e, a partir daí, iniciaram a confecção da maquete com tempo cronometrado.

“O objetivo foi detalhar todas as etapas necessárias para a realização de um bom projeto. O melhor grupo ganhou um prêmio”, explica Camila.

A professora ressalta que os alunos puderam aprender a necessidade de cada etapa ser bem definida e detalhada, colocando em prática teorias apresentadas no decorrer do semestre sobre introdução, hipótese, objetivos, material e métodos/resultados e conclusões.

O aluno João Vitor Cuine Martins afirma que foi a primeira vez que participou de atividade como esta e achou muito diferente, pois pode colocar a teoria em prática de forma dinâmica, ajudando a fixar muito melhor o conteúdo.

“Chamou a atenção a maneira como o trabalho reuniu a turma, pois trabalho em equipe era primordial para a execução do mesmo. Sempre ouvimos dizer: ‘Sozinho chegamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe’, e é isso que a área da saúde precisa, companheirismo e trabalho em equipe”, conclui o discente.

Camila destaca que todo conteúdo teórico que pode ser desenvolvido na prática é de extrema importância, pois ajuda na fixação do mesmo. “Acho que a disciplina é muito importante também para estimular o contato dos alunos com a comunidade científica”.

Edição: Barbara Franchesca Nascimento