Alunos de Pedagogia usam criatividade e dinamismo em trabalhos de Oficinas Pedagógicas

Guilherme Modesto

site1

site2

 

A turma do 7º semestre do curso de Pedagogia do UniToledo está tendo noites cheias de aprendizado e descontração durante as apresentações de trabalhos sobre Arte, Matemática, Movimento, Jogos e Brincadeiras. A atividade faz parte da matéria de Oficinas Pedagógicas que é ministrada pela professora Ana Cláudia Vasconcelos.

De acordo com a docente, os trabalhos são oficinas produzidas pelos próprios alunos e o objetivo principal é articular teoria e prática, desenvolvendo diferentes possibilidades e instrumentais para subsidiar as ações pedagógicas a serem desenvolvidas com alunos da educação infantil e ensino fundamental.

Ana explica que o foco principal das oficinas é desenvolver uma metodologia de trabalho em grupo, caracterizada pela construção coletiva de um saber, de análise da realidade, de confrontação e intercâmbio de experiências. “Assim, busca-se proporcionar um trabalho construtivo no cotidiano escolar. É o pensar, o sentir e o atuar”, explica.

Para a docente o trabalho é uma excelente oportunidade de sair da zona de conforto e aprender de forma criativa, uma vez que as oficinas são momentos dinâmicos, por vezes lúdicos e envolventes.

“É o momento ideal de apresentar novas perspectivas de trabalho, nas mais diferentes áreas, como alfabetização, música, arte, matemática e jogos, fugindo da aula expositiva e descontextualizada”, finalizou.