Topografia é tema de aula prática para alunos de Arquitetura e Urbanismo do UniToledo

Guilherme Modesto

sitearq

Você sabia que a topografia é a ciência que estuda as características presentes nas superfícies dos territórios? E o primeiro relevo analisado pelos alunos do 7º semestre Arquitetura e Urbanismo é o do UniToledo, aprendizado que vem das aulas práticas da disciplina de Topografia, ministradas pelo professor Gustavo Henrique de Oliveira.

Segundo o docente, a atividade acrescentou aos acadêmicos preparo científico e técnico para a resolução de problemas e atuação na realização e fiscalização da topografia em canteiros de obras e projetos. As aulas foram realizadas nos dias 3 e 4 de maio, na Praça Universitária Afonso Toledo.

“O UniToledo tem contribuído de forma a dar autonomia ao professor em relação a disciplina, infraestrutura e apoio aos alunos, dois fatores que com certeza fazem a diferença no processo de ensino aprendizagem”, declarou.

Além disso, o professor afirma que a atividade é importante, pois a topografia é desenvolvida em todos os setores da sociedade, em ambientes rurais e urbanos. “O profissional topógrafo deve estar presente a todo o momento em processos construtivos e inserido na sociedade como um profissional essencial e atualizado sobre as novas metodologias, equipamentos e tecnologia no desenvolvimento de sua função”, comentou.

APRENDIZADO
Para a aluna Anna Silvia Ramos de Oliveira, do 7º semestre A, a aula prática foi muito produtiva e importante para a disciplina. “Poder aplicar em campo tudo aquilo que foi aprendido previamente em sala de aula torna a matéria mais interessante”, explicou. “Ao mesmo tempo, a atividade em campo faz com que sejamos mais observadores, focados e até mesmo organizados durante a realização da mesma”.

De acordo com a aluna, a topografia é uma matéria importante para os acadêmicos de arquitetura, uma vez que representa uma das principais etapas em uma construção. “Um projeto concebido a partir de um prévio levantamento topográfico garante maior qualidade à construção em relação ao terreno, além de economia de dinheiro”, revelou.

Segundo Anna Silvia, cursar arquitetura representa a materialização da arte na concepção de espaços, palco das relações sociais. “Escolhi cursar no UniToledo pois é uma instituição que transmite confiança e transparência, além da estrutura satisfatória para que a prática acadêmica seja exercida com qualidade”, concluiu.

Edição: Barbara Franchesca do Nascimento