Internacionalização: conheça os representantes do UniToledo no Programa de Formação de Líderes Estudantis nos EUA

Fernanda Muniz

siteeua

Entre os dias 26 e 30 de junho, representantes do UniToledo marcarão presença em algumas das universidades mais conceituadas do mundo em Cambridge e Massachussetts, nos Estados Unidos, para o Programa de Formação de Líderes Estudantis para o Século 21. O intercâmbio será composto por workshops que desenvolverão habilidades como liderança, persuasão, comunicação visual, criatividade, empreendedorismo e oratória.

O UniToledo acredita que, para se tornar um verdadeiro líder estudantil, o acadêmico precisa de muito mais do que conversar e se relacionar bem com os demais. A equipe representante da instituição conta com os alunos: Anna Silvia Ramos de Oliveira, Barbara Franchesca Nascimento, Guilherme Marques Modesto de Souza, Lívia Maria Pereira de Alagão e Saulo Capelari Junior.

Segundo o reitor do UniToledo, Bruno Toledo, o programa é importante pois possibilita que os jovens compreendam a cultura de sua geração, desenvolvam habilidades sociais e tenham em mente a importância da representatividade de sua classe.

“Na era da informação, globalização e internacionalização, poder enviar uma delegação de seis integrantes de nossa família acadêmica para participar deste curso é um grande privilégio”, disse. “É ter a certeza de que estamos mudando a vida desses alunos e que voltarão e inspirarão toda nossa comunidade compartilhando os aprendizado e criando novos líderes através de sua experiência internacional”.

O objetivo do programa é capacitar os participantes a aplicar as ferramentas aprendidas e desenvolver atividades como líderes do século 21, com maior dinamismo e eficácia. Durante a estadia, os alunos desfrutarão de visitas guiadas à Universidade de Harvard, Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), Universidade de Northeastern e Universidade de Boston que possibilitarão aprendizagens e trocas de experiências com estudantes líderes de cada instituição visitada.

EXPECTATIVA
Dos seis integrantes, dois estão sendo enviados como bolsistas pelo UniToledo com todo o investimento custeado pela instituição. Os acadêmicos Saulo, do 1º semestre de Direito, e Anna Silvia, do 7º de Arquitetura e Urbanismo, foram aprovados em um processo seletivo interno e conquistaram as vagas no programa.

“Penso ser essa uma experiência que aperfeiçoará nossa forma de ver o mundo. O Direito em suas muitas facetas e se encaixa perfeitamente no conteúdo a ser aprendido, pois terei um aprofundamento na oratória, além de melhorar a liderança que é fundamental nas relações atuais do ser humano”, explicou Saulo.

Para Anna, a oportunidade agregará muito com a sua formação acadêmica, uma vez que a arquitetura é um ramo multidisciplinar, no qual viajar é preciso. “Observar relações humanas, notar como a paisagem e os edifícios acontecem, conhecer novas culturas e espaços, pensar de forma diferente e reparar em cada detalhe de uma cidade nova contribui muito para a formação de um arquiteto e urbanista, afinal, todo lugar tem algo a ensinar”, explicou.

“Além disso, estaremos em um dos locais mais renomados no meio acadêmico, aprendendo com os melhores”, resumiu.

SONHO
Para o aluno da pós-graduação do MBA em Marketing e Comunicação Guilherme Modesto, a oportunidade do intercâmbio será a realização de um sonho. “Agora, o sentimento é de total gratidão a Deus, minha família e ao UniToledo”, declarou o também colaborador da instituição. “Eu devo muito ao Centro Universitário Toledo, desde a graduação até hoje, pois tem somente agregado dia a dia em minha vida profissional e pessoal”.

A aluna da pós-graduação em Docência no Ensino Técnico e Superior e diretora de Comunicação do UniToledo, Barbara Franchesca Nascimento, revela o desejo de contribuir para a formação de novos líderes dentro e fora da academia. “No UniToledo, em especial, poderei desenvolver projetos de extensão que me proporcionem a experiência de multiplicar os aprendizados adquiridos nessa vivência ao preparar novos líderes”.

Para a aluna Lívia, do curso de Arquitetura e Urbanismo, a oportunidade é definida como única, exclusiva, e incomparável. “Eu defino meu sentimento como inexplicável, é uma sensação incrível! Estou muito feliz por fazer parte desse time!”, finalizou.

Edição: Barbara Franchesca do Nascimento