Semana Acadêmica UniToledo 2017: 5 dias de conhecimento inesquecível; confira a programação

Design UniToledo

Eventos serão ainda mais enriquecedores por estarem reunidos num único período: de 16 a 20 de outubro

Eventos serão ainda mais enriquecedores por estarem reunidos num único período: de 16 a 20 de outubro

As Semanas Acadêmicas do UniToledo já são reconhecidas regionalmente por trazerem para Araçatuba os melhores profissionais do mercado de trabalho e pesquisadores das mais variadas áreas do conhecimento para debater temas atuais nos diferentes segmentos da sociedade. Neste ano, os eventos serão ainda mais enriquecedores por estarem reunidos num único período, proporcionando aos acadêmicos e a toda comunidade de Araçatuba e região um ambiente ideal para networking, aprendizados sólidos e a efervescência de ideias, característico do universo acadêmico.

Com programação distribuída entre os dias 16 e 20 de outubro, realizada nos campus 1 e 2 do UniToledo ou em outros locais da cidade, alunos e o público em geral podem esperar inesquecíveis experiências. Apesar de serem voltadas para alunos em curso da instituição, algumas programações têm vagas limitadas para participação de calouros 2018 ou interessados na área que podem consultar a disponibilidade via telefone (18) 3636-7025 ou pelo whatsapp (18) 99627-3166.

SEMPP
A 9ª Semana Acadêmica de Publicidade e Propaganda do UniToledo ocorrerá todas as noites no auditório 1 do Hotel Riviera, situado na Avenida Brasília, 1775, em Araçatuba. A palestra de abertura será às 19h30 com Francisco Recaldi sobre “Marketing Digital na Contemporaneidade”. Em seguida, às 20h40, o publicitário Felipe Paniago falará sobre “Cases Reclame Aqui”. (Confira a programação completa aqui)

SECOMT
Trazendo como tema central o Jornalismo Investigativo e o Cenário Político, a 17ª Secomt (Semana de Comunicação Toledo) garantirá aos alunos de Jornalismo do UniToledo o contato com os melhores profissionais da área. Com programação realizada no auditório 2 do Hotel Riviera, o evento terá programação intensa nos cinco dias.

A abertura será às 19h30, com a diretora executiva de Jornalismo da Rádio Band News FM, Sheila Magalhães, que falará sobre “Comunicação em tempos “multi” (plataforma, tarefa, tela) e a singularidade do jornalista: como a democratização da informação e o acesso às novas tecnologias impactam o rádio, as redações e as pessoas?”. Em seguida, às 20h45, o também jornalista da Rádio Band News FM Fábio França abordará o tema “Informação e entretenimento: pilares que sustentam o desenvolvimento do jornalismo esportivo no rádio, com as diferentes maneiras de explorar som, forma e conteúdo”. (Confira a programação completa aqui)

SEMANA DE NEGÓCIOS UNITOLEDO
Com programação dividida em três noite, a Semana Acadêmica dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Recursos Humanos do UniToledo colocará os alunos em contato com os melhores profissionais do mercado.

A programação terá início na noite desta segunda-feira (16), às 19h30, com a palestra de Alexandre Pellaes sobre “O Futuro do Mercado de Trabalho”. A atividade ocorrerá no auditório Damásio Evangelista de Jesus, situado no prédio 1 do UniToledo. (Confira a programação completa aqui)

SEMANA DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
A Tecnologia da Informação estará representada no universo de conhecimentos da Semana Acadêmica UniToledo pelo curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas que abrirá sua programação de três dias com estudos sobre “IBM: a nova era da computação cognitiva”, a partir das 19h, na sala 65, do prédio 3. Em seguida, às 20h, ocorrerá o workshop de robótica “Microcontroladores aplicados na Robótica”. (Confira a programação completa aqui)

SEMANA DE EDUCAÇÃO
A mais tradicional Semana Acadêmica da instituição, a 22ª Semana da Educação UniToledo, proporcionará aos alunos das licenciaturas em Educação Física, História e Pedagogia aprendizados diversos numa programação intensa e repleta de conhecimentos.

A abertura será na segunda-feira (16), a partir das 19h30, com vários minicursos. Na sala 81, os 2º, 4º e 6º semestres de Histórias aprenderão sobre “Arte e Modernidade” com o historiador Carlos Eduardo Marota Peters. “Memórias refletidas” é tema dos estudos para o 2º semestre de Pedagogia com a pedagoga Rosa Maria Alves da Silva. O sociólogo Thiago Mazucato falará na sala 83 sobre “Educação como Instrumento de Empoderamento e Emancipação” para o 4º semestre de Pedagogia. Diversos profissionais estarão com o 6º semestre de Pedagogia para compartilhar aprendizados sobre “Contextos de formação e o exercício docente”, na sala 84. Já a licenciatura em Educação Física estará juntamente com a turma do bacharelado em programação na Biblioteca Municipal de Araçatuba Rubens do Amaral, situada na Rua Armando Sales de Oliveira, s/n, Bairro das Bandeiras. (Confira a programação completa aqui)

SEMANA PALADARES
Com atividades de conhecimento e sabor nos períodos diurno e noturno, a 3ª Semana Acadêmica do curso de Gastronomia do UniToledo proporcionará aos futuros chefs atualização e ainda mais preparo para os desafios no mercado de trabalho.

A programação tem início na noite de segunda-feira com a palestra “O uso das PANCs na Gastronomia”, ministrada pelo Chef Michael Furtini Abras, na sala 1, a partir das 19h30. (Confira a programação completa aqui)

SEMANA PLURAL
A pluraridade, característica das 7ª Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo do UniToledo e 9ª Semana Acadêmica de Design de Interiores, estará presente mais uma vez na programação de 2017.

A abertura será na segunda-feira (16) com duas mesas redondas e uma palestra, todas com início a partir das 19h20. Na sala 72, “Experiência Profissional” será debatida pelos arquitetos Ana Paula Sader, Manuella Boreggio e Sérgio Ballassoni. Já na sala 73, “Experiência Acadêmica” estará sob análise de Ana Gleria, César Gomes e Cláudio Boni. O arquiteto Rone Martins e a designer de interiores Gabi Canola palestrarão sobre “Studio Urbano”, na sala 71. (Confira a programação completa aqui)

SEMANA DA SAÚDE
O 1º Meeting do Conhecimento da Educação Física UniToledo ocorrerá em três dias de intensa programação. A abertura será no dia 16, segunda-feira, no auditório da Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, a partir das 19h30. Em seguida, Marcelo Prates compartilhará a “Fórmula dos campeões: como produzir resultados extraordinários”. Após o coffee break, Renato Pereira revelará “Qual a verdadeira importância do treinamento para o indivíduo obeso”. (Confira a programação completa aqui)

A 1ª Semana Acadêmica de Estética e Cosmética UniToledo proporcionará em quatro dias intensos de programação conhecimentos teóricos e práticos consolidadores para os participantes. A abertura será com o esteticista Daniel que abordará o tema “Discromia”, a partir das 19h30. (Confira a programação completa aqui)

Os participantes da 1ª Semana Acadêmica de Farmácia UniToledo começarão os quatro dias de eventos com a palestra “O Farmacêutico na Farmácia Hospitalar”, ministrada pela farmacêutica Ana Lúcia Ferreira Ratão, na sala do curso, a partir das 19h30. (Confira a programação completa aqui)

Com programação distribuída em três dias, a 5ª Semana Acadêmica de Fisioterapia UniToledo terá início na noite da segunda-feira (16), às 19h30, com a palestra “Atendimento Fisioterapêutico à Criança Crítica”, ministrada pela mestre em Fisiologia e doutoranda em Ciências da Saúde Dra. Dalize dos Santos Corte, na sala 62. Em seguida, a partir das 20h30, “A atuação do fisioterapeuta em Oncologia” será apresentado pelo mestre e doutor e coordenador do Departamento de Fisioterapia Oncológica do Hospital de Câncer de Barretos, Dr. Almir José Sarri. (Confira a programação completa aqui)

A 8ª Semana Acadêmica de Nutrição UniToledo começará às 19h, no Laboratório de Inovação Acadêmica, com a entrega de kits para os participantes. Em seguida, a partir das 19h30, no próprio laboratório, terá início a oficina “Planejamento e Desenvolvimento de Carreira” com Heloiza Delgado. Simultaneamente, na sala 89, ocorrerá a oficina “Interpretação prática das análises de bioimpedância elétrica” com Ronaldo Mattar. Já a profissional Vanessa Luqueti ministrará a oficina culinária “Junk Food Saudável”, no laboratório de Técnicas Dietéticas. (Confira a programação completa aqui)

SEMANA DAS ENGENHARIAS
A 2ª Semana Acadêmica de Engenharia Agronômica UniToledo reunirá em cinco dias profissionais de excelência para compartilharem com os alunos conhecimentos diferentes da área. A abertura será na segunda-feira (16) com a engenheira agrônoma, mestre em Sistemas de Produção e Doutoranda pela Unesp Daiene Camila Dias Chaves Corsini que falará sobre “Fixação Biológica de Nitrogênio”. (Confira a programação completa aqui)

Já os alunos das Engenharias Civil, Elétrica, de Produção, Mecânica e Química podem se preparar para uma maratona intensa de cinco dias que resultarão em grandes aprendizados na Semana Acadêmica dos cursos.

Logo no primeiro dia, 16 de outubro, serão realizadas oito atividades. Na sala 34, ocorrerá o minicurso “Ferramentas da Qualidade” com o profissional da Nestlé Bruno Vasconcelos. “Sistemas Estruturais Pré-Moldados: projeto, fabricação e montagem” será tema da palestra da engenheira Amanda Alvarenga na sala 25. O engenheiro ambiental Marinelson Filho falará sobre “Sistemas de Tratamento de Esgoto”, na sala 26, enquanto Raphael Martins ensina sobre Matlab, no laboratório de Engenharia Elétrica. “Geração de energia eólica e solar fotovoltaica: sustentabilidade e visão de mercado” será tema da conversa do engenheiro mecânico Diego dos Santos, na sala 28. Já o diretor técnico do Globoend Leandro Augusto abordará a temática “Ensaios Mecânicos”, na sala 33. A presidente da Associação Brasileira de Empresas de Inovação na Construção palestrará na sala 29 sobre “A tecnologia inovadora na Construção de Habitações e o Desempenho da Construção”. Na sala 28, ocorrerá o minicurso “ProModel Básico” com o engenheiro de produção Renan Américo. (Confira a programação completa aqui)