Inovação Certificada: UniToledo é a segunda instituição privada do Brasil a ser aceita no programa CDIO

Álbum Pessoal

mazini_cdio1

Mazini apresentou as principais ações inovadoras realizadas nas Engenharias do UniToledo

Mazini apresentou as principais ações inovadoras realizadas nas Engenharias do UniToledo

Inovação é um dos pilares do ensino de qualidade do UniToledo e esta marca já é reconhecida internacionalmente. Prova disso, está na aprovação para ingresso do Centro Universitário Toledo no Programa CDIO (Conceive, Design, Implement, Operate), uma iniciativa de colaboração internacional para a evolução no ensino da engenharia, implementando novas metodologias que aprimorem e facilitem a aprendizagem dos futuros profissionais do mercado.

A aceitação foi celebrada na VI Reunião Latino Americana CDIO, realizada nos dia 2 a 4 de maio, na cidade de Lorena. O coordenador de Pesquisa e Ação Comunitária do UniToledo e também do curso de Engenharia de Produção, Sergio Mazini, esteve representando as Engenharias do UniToledo no evento que teve a participação de instituições do Brasil, Chile e Colômbia.

Mazini apresentou as principais ações realizadas nas Engenharias do UniToledo como os “Projetos Integradores”, do 1º ao 8º semestres, as aplicações de Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem, e as parcerias com as empresas da região que possibilitam a realização de projetos de pesquisa.

RECONHECIMENTO
O UniToledo é a segunda instituição privada do Brasil a ser aceita no programa CDIO. A USP de Lorena e a Unesp de Guaratinguetá também conquistaram aceitação na iniciativa. Mazini explica que para ser aceita, a instituição deve conhecer bem o funcionamento do framework desenvolvido pela iniciativa CDIO para a inovação no ensino das engenharias. Em seguida, deve conhecer outras instituições que já participam da iniciativa, participar dos congressos realizados e, por fim, enviar uma documentação comprovando as evidências da aplicação do framework na instituição.

O coordenador destaca que o ingresso da instituição é muito importante, pois o programa tem como principal objetivo a inovação no ensino das engenharias, formando engenheiros alinhados com os desafios atuais e futuros do mercado de trabalho. O ingresso demonstra e comprova a qualidade e compromisso na formação dos alunos.

“É muito gratificante poder participar, juntamente com os outros coordenadores das Engenharias e os professores, desta conquista. Vale ressaltar o apoio incondicional da instituição que sempre contribuiu e estimulou novos desafios”, finaliza Mazini.

INICIATIVA CDIO
O programa CDIO (Conceive, Design, Implement, Operate ou Concebendo, Pprojetando, Implementando e Operando, em português), é uma iniciativa de colaboração internacional que surgiu no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos, em 2000. O evento tem como base doze pilares que buscam a inovação no ensino das engenharias, preparando o futuro profissional para enfrentar os desafios existentes no mundo atual.

Edição: Barbara Franchesca Nascimento