Rádio Toledo

Rádio Toledo representa a oportunidade de aliar prática e teoria em um ambiente com todos os recursos necessários para a formação de um profissional que deseja trabalhar nesse veículo. Fundada em 10 de maio de 2002, a Rádio Toledo desenvolve atividades extracurriculares importantes, como a cobertura de uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil: a Expô Araçatuba.

Laboratório de Rádio

A estrutura completa possibilita que a Rádio Toledo contribua com a formação dos graduandos dos cursos de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo e Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda, que colocam em prática o que aprendem em sala de aula. Isso possibilita formar um aluno muito mais preparado.

Nova Fase

No ano de 2010 a Rádio Toledo deu início a uma nova fase. Depois de uma longa parceria com a webradio iRadio (2005-2010), aRádio Toledo passa a ser totalmente institucional, com conteúdo feito ‘por alunos, para alunos’. O objetivo é integrar ainda mais os graduandos do UniToledo; informar e possibilitar maior proximidade entre Instituição e seus alunos.

Todo o conteúdo produzido pelo estagiário Bruno Casteletto sob a orientação da jornalista Natalí Garcelan, está disponível noBlog da Rádio Toledo. No blog também é possível acompanhar a programação dos alunos que já passaram pela Rádio Toledo, assim como todas as informações necessárias para conhecer todo o trabalho desenvolvido.

O objetivo é oferecer ao aluno a oportunidade de vivenciar outra realidade: o fato de a maioria dos veículos de comunicação fazer uso das Redes Sociais como ferramenta de divulgação. O Blog também permite a interatividade. Ele comporta hiperlinks, vídeos, comentários dos internautas, entre outras ferramentas que podem tornar o processo de estágio muito mais dinâmico.
Arquivo

Todos os trabalhos já desenvolvidos estão devidamente arquivados no Laboratório de Rádio do UniToledo, em seu acervo histórico, pedagógico e cultural.
História de Sucesso

Em 2008, uma reportagem sobre bioenergia rendeu à Rádio Toledo o Prêmio UDOP de Jornalismo. A Equipe UniToledoconquistou o primeiro lugar na categoria Rádio. Com a reportagem “Do bagaço da cana ao planeta sustentável”, a equipe formada por Cláudio Henrique, Diego Fernandes, José Roberto Gonçalves, Luis Fernando Carvalho, Natalí Garcelan e Renato Holanda, sob comando do jornalista Clemerson Mendes, ficou em quinto lugar na classificação geral, concorrendo com mais de cem trabalhos de estudantes e profissionais de todo o país.

O prêmio faz parte do I Congresso Nacional de Bioenergia, que aconteceu entre os dias 12 e 13 de novembro de 2008 e reuniu as principais lideranças do setor. Este é mais um motivo de orgulho para o Centro Universitário Toledo, que contribui para a formação de profissionais que valorizam cada vez mais nossa Região.

Nesta nova fase, a técnica e diretora de programação e Jornalismo da Rádio Toledo é a jornalista Natalí Garcelan.

 

Saiba Mais: