Era Afonso Toledo

Era Afonso Toledo: a aplicação de iniciativas visionárias, transformadoras e de crescimento

Antônio Afonso de Toledo consolidou a inovação na história do Centro Universitário Toledo. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela UnB (Universidade de Brasília) e pós-graduado em Gestão de Qualidade Total e Reengenharia e em Didática do Ensino Superior pelo UniToledo, Afonso apostou na modernidade e no avanço tecnológico da Instituição.

O primeiro passo para a grande inovação foi a internet. Primeiramente, Afonso criou um serviço de consulta de notas por meio do computador para os alunos da Instituição. No entanto, foi além disso: o UniToledo tornou-se provedor de acesso à rede mundial de computadores. A Instituição adquiriu a franquia do provedor Nutecnet, que pertencia ao grupo gaúcho Nutec Informática.

O Nutecnet gerou depois o ZAZ, comprado mais tarde pelo Terra Networks. A paixão pelo jornalismo motivou Afonso a produzir conteúdo jornalístico para as cidades virtuais do ZAZ. Foi em uma delas que nasceu o projeto Agência Interior, a primeira agência de notícias virtual do Interior Paulista. A iniciativa resultou em diversos prêmios ao UniToledo e na projeção da Instituição no cenário nacional das novas tecnologias.

Afonso Toledo foi diretor administrativo do UniToledo até 7 de dezembro de 2000, quando faleceu, aos 48 anos. O estilo arrojado e visionário garantiram a expansão do UniToledo no oferecimento de ensino de qualidade aliado à inovação tecnológica.